Palestra sobre melhorias no trânsito de Ampére nesta sexta-feira
Foto: Isabeli Zucheli

 

Por Isabeli Zucheli

 

A Prefeitura Municipal de Ampére realiza nesta sexta-feira, 03/05/13, a palestra para definir e apontar melhorias para o trânsito da cidade.

 

A reunião, que seria realizada anteriormente no dia 26/04, teve a data alterada a pedido da palestrante, a diretora do departamento de trânsito de Dois Vizinhos, Elaine Stalbaum. O encontro acontecerá na Câmara Municipal de Vereadores a partir das 19h. Entidades e a população estão convidadas a participar. 

 

O propósito do encontro é iniciar o processo de municipalização do trânsito e definir o crescimento de forma planejada neste setor. “A palestra trará muitos benefícios a curto, médio e longo prazo, pois a partir daí a cidade crescerá de forma organizada. Os próximos gestores terão a cidade delineada na questão do trânsito”, destaca Elaine. Para o prefeito Hélio Alves (PDT), há muito tempo se fala no assunto, mas até agora nada foi feito. “Nosso objetivo é fazer um contrato com uma pessoa que entenda desta situação e dar início a esse trabalho de municipalização, que é a organização do trânsito em nossa comunidade”. 

 

Desse modo, a reunião/palestra apresentará no que consiste um órgão de trânsito municipalizado. “Estaremos focados nos procedimentos para a municipalização do trânsito de Ampére e na necessidade de planejamento nas vias públicas. Levantaremos a possibilidade de integrarmos a cidade ao sistema nacional de trânsito para fazer parte a nível nacional na gestão deste setor, afirma Elaine. “Placas, sinalização, estacionamentos, todas estas questões entrarão na discussão. Acredito que, em no máximo 120 dias, teremos o projeto completo para aprovação da Câmara de Vereadores”, acrescenta o prefeito.  

 

Outro ponto que será abordado no encontro será a educação no trânsito. “Como o índice de acidentes com motocicletas chama atenção na cidade, existe a necessidade da implantação de um programa educativo para esse nicho e para toda a população”, aponta a especialista. A partir da integração do município ao sistema nacional, será realizada a contratação de agentes municipais que serão responsáveis pelas campanhas educativas e de fiscalização no trânsito.

 

De acordo com o prefeito Hélio Alves, a participação da sociedade no evento é muito importante. “Todos estão convidados a participar porque após a discussão serão criadas as regulamentações. A comunidade precisa estar a par desse processo para que possa cumprir as determinações para melhoria do trânsito em nossa cidade”, diz. Para Elaine, diretora do departamento de trânsito de Dois Vizinhos, “a palestra levantará os anseios da comunidade e a partir dai será possível traçar as metas para Ampére”.

Reunião aconteceria no dia 26 de abril, mas teve a data  alterada a  pedido da  palestrante. 

 

 

Ler 3905 vezes
Entre para postar comentários
Top