Os Vídeos 360o são o futuro?
Divulgação

Os vídeos 360o são uma inovação muito recente na tecnologia de vídeo em que permite a quem visualiza um vídeo assim que possa arrastar a imagem e observar os pontos de vista para qualquer direção, podendo ver tudo o que está no redor e foi filmado.

Isto permite um envolvimento e imersão muito maior para quem vê o vídeo e, finalmente, uma experiência muito diferente para cada pessoa que vê o vídeo.

Atualmente, estes vídeos estão a ser cada vez mais utilizados e abrem imensas perspetivas de futuros usos tais como, transmissões ao vivo de eventos esportivos, medicina, vídeo vigilância, ramo imobiliário e, essencialmente, nos games. Nos games, é fácil perceber que com o próximo investimento a ser o da realidade virtual se consegue ligar a uma tecnologia destas de vídeo e os seus usos e aplicações imediatas neste meio e, especialmente considerando o investimento que esta tecnologia já tem antes mesmo de ter sido lançada. Vários gamers e especialistas consideram este o futuro ou, pelo menos, a base para o futuro e a tecnologia 360o representa um papel vital nesse futuro.

Relativamente a transmissões de eventos também se consegue perceber bem a sua utilização uma vez que a liberdade de qualquer utilizador poder ver um jogo ou evento de qualquer lado e para qualquer direção que é algo que parece muito futurista mas os primeiros passos já vêm sendo dados com as filmagens em 4K e 3D, em partidas de futebol. No entanto, se formos para outros eventos como o Pôquer, por exemplo, já existem testes feitos e bem sucedidos por grandes empresas como a 888 que no evento que organizou no passado mês de Junho em São Paulo no Allianz Parque transmitiu ao vivo todo o evento e com a tecnologia 360o. A julgar pelas reações dos espetadores percebe-se que é uma experiência muito mais abrangente e envolvente e que cativa os espetadores incentivando a sua interação com o vídeo e até com o evento. Isto é melhor que o 3D porque não é necessário equipamento extra nem mais caro para poder visualizar um vídeo destes e por isso também é muito mais prático e com muito mais probabilidade de sucesso.

Pensando que o futuro poderá passar por aqui temos aplicações como um filme ou história em que cada espetador poderá seguir caminhos diferentes e ter perspetivas diferentes o que revolucionará todo o conceito de entretenimento e da considerada sétima arte. Poder ter a visão de um piloto de aviões, poder ver um jogo como se estivesse no relvado ou no seu lugar favorito sem sair do seu sofá. Poder fazer com que uma equipe médica interaja e veja muito melhor o que acontece com os órgãos do corpo humano ou quando existe algum problema a longa distância. Uma agente imobiliária poder mostrar uma casa sem ter que se deslocar até lá e gastar combustível ou perder tempo. Um vigilante ou segurança poder ver o que se passa em todo o lado e em qualquer direção do espaço pelo qual esteja responsável sem sair de um só lugar.

As aplicações e potencialidades são tantas que se torna complicado de as apontar todas mas a verdade é que os primeiros passos estão já sendo dados e com a inclusão de novas tecnologias essa inovação será uma realidade muito mais comum do que podemos pensar.

Ler 1273 vezes

Itens relacionados (por marcador)

Entre para postar comentários
Top