Sexta, 28 Mai 2021 13:06

Empresas paranaenses integram capacitação para potencializar o crescimento dos negócios

Escrito por

Programa Alto Potencial, do Sebrae/PR, trabalha o perfil do empreendedor e auxilia as empresas a traçar o plano de expansão

O delivery tem sido a principal via de acesso dos consumidores a produtos de bares e restaurantes na pandemia. A crescente demanda pelo serviço abriu novas oportunidades no mercado. Em Cascavel, um aplicativo de entregas, que também funciona como um marketplace, já chegou a mais de 70 cidades em 12 estados brasileiros. A empresa é uma das 31 participantes do Programa Alto Potencial, do Sebrae/PR, em 2021.

Um dos sócios do negócio, Juliano Benedito Matias, diz que buscou a capacitação para estruturar o plano de expansão da empresa. Segundo ele, o objetivo principal é trabalhar o marketing para que o serviço alcance mais municípios. “Temos um mapeamento de mais de 1 mil cidades que não possuem serviços de delivery online. É com essa oportunidade que estamos trabalhando, queremos ser pioneiros nessas localidades”, revela.

Matias conta que a tecnologia “nasceu” como um produto de outra companhia, focada no desenvolvimento de sistemas de gestão para empresas. Por isso a importância de buscar a capacitação e o apoio de especialistas para potencializar o crescimento do novo negócio. “Já participamos de vários programas do Sebrae/PR e sempre aprendemos muito”, destaca.

O diretor comercial de uma franquia de moda para gestantes, de Maringá, João Diego Gozer de Souza, também decidiu criar um novo negócio a partir da empresa principal, que já está no mercado há 25 anos. A pandemia impactou diretamente o público-alvo das suas lojas, já que as mulheres grávidas entraram para o grupo de risco para a Covid-19 e foram orientadas a cumprir o isolamento social para prevenir a contaminação. Sem sair tanto de casa, a demanda por roupas novas diminuiu no período.

O novo cenário motivou o empresário a acelerar um projeto que estava na gaveta, a criação de um marketplace focado no mundo da maternidade, com conteúdos e produtos especializados para mamães e bebês. “Estamos aproveitando o Programa Alto Potencial para desenvolver o projeto e ampliar nossos horizontes, já que saímos de um negócio offline para uma plataforma online”, afirma.

Para Souza, o apoio do Sebrae/PR tem sido importante desde já, pois um dos desafios é conciliar o projeto do marketplace com a operação da franquia para gestantes. A empresa buscou apoio do Sebraetec para contratar a programação do novo site e já desenhou estratégias, como proposta de valor e modelo de negócio. “Estamos muito satisfeitos e felizes por estarmos conseguindo colocar em prática as ações propostas”, comemora.

O Programa Alto Potencial trabalha o perfil do empreendedor e o prepara para mudanças por meio de um processo de aceleração, autoconhecimento e criação de um plano de desenvolvimento individual. Além disso, promove a gestão estratégica para o crescimento da empresa, com o desenvolvimento do plano de expansão.

O consultor do Sebrae/PR e coordenador estadual do programa, Rubens Negrão, conta que, nesta semana, começa uma série de workshops sobre temáticas emergentes para levar aos empresários alguns insights para crescimento. “Vamos abordar temas como logística, negócios digitais, comportamento do consumidor, cultura de dados e trazer especialistas que são referências nestas áreas e cases de grandes players para os empreendedores se inspirarem”, adianta.

Ler 44 vezes
Entre para postar comentários
Top