Cooperativa de Salgado Filho gera biogás a partir dos resíduos da suinocultura

Da Assessoria

No dia 09, o deputado Reichembach e os membros da Cooperativa dos Produtores de Energia e Adubo (Coopenad) de Salgado Filho, João Zanck, Raimundo Mazotti e Elias Klein, estiveram na Copel em Curitiba. Recebidos pelos assessores da presidência, Rodrigo Priss e Volnei Dalla Valle, eles trataram do projeto da Coopenad de geração de biogás e biofertilizantes a partir dos resíduos da produção de suínos.

Reichembach destaca a importância ambiental e econômica da iniciativa. “Ao aproveitar os dejetos para a produção de energia, diminui muito a poluição no meio ambiente, além de baixar consideravelmente a conta de luz no fim do mês, portanto é um projeto que tem todo o nosso apoio, e esperamos que seja reproduzido em outros municípios”, afirma o deputado, que é coordenador da Frente Parlamentar do Leite e líder do Bloco Agropecuário na Assembleia Legislativa do Paraná.

Para o membro do conselho da Coopenad, Raimundo Mazotti, a reunião foi muito produtiva. “Os entraves burocráticos, que normalmente demoram meses, conseguimos resolver em uma semana com este encontro. Com o aval da Copel, também conseguimos baixar os custos de instalação das redes de R$ 500 mil para menos de R$ 100 mil, por isso agradecemos o deputado por intermediar este contato”, ressalta.

De acordo com Mazotti, o projeto vai gerar um total de 1 megawatt/hora, o equivalente ao consumo de todo o município de Salgado Filho. A intenção da cooperativa é abastecer as propriedades que produzem os resíduos, e vender os créditos excedentes gerados com o biogás.

BIOGÁS - O biogás é um biocombustível produzido a partir da decomposição de materiais orgânicos, que liberam o gás metano. Este elemento pode ser utilizado na geração de energia térmica, energia elétrica e também como combustível veicular.

No momento, o aumento da produção de suínos está em dificuldade por questões ambientais, e através do biogás a atividade poderá ser ampliada no município.

Ler 214 vezes
Entre para postar comentários
Top