Ciklo da Acefb e startup BBA conquistam 1º lugar no Prêmio Habitats de Inovação

Hub de inovação da Acefb vai completar, em setembro deste ano, um ano de atividades.

Das assessorias/Sebrae e Acefb

 

O primeiro dia do maior evento de inovação do Paraná, o Conecta 2021, nesta quarta-feira (25), ficou marcado pela divulgação dos vencedores do Prêmio Habitats PR de Inovação. O Sebrae/PR, com apoio da Rede Paranaense de Incubadoras e Aceleradoras (Reinova), reconheceu ambientes de inovação, ou habitats, e negócios inovadores de seis regiões do Estado, em duas categorias: Empreendimentos em Desenvolvimento e Empreendimentos Consolidados.

 

Na Regional Sul do Sebrae/PR, o Ciklo, hub de inovação da Associação Empresarial de Francisco Beltrão (ACEFB), foi um dos habitats reconhecidos, com o primeiro lugar da BBA (Brazilian BioActives Extratos Naturais) na categoria “Empreendimentos em Desenvolvimento”.

 

“Hubs de inovação” são espaços voltados para a geração de negócios que reúnem startups, médias e grandes empresas e potenciais investidores.

 

Primeira startup residente no Ciklo, a BBA desenvolveu o enxaguante bucal Q3R, com base na Quercetina 3 Rhamnosídica, princípio ativo da arnica do mato ou arnica brasileira, com ação cicatrizante e indicado para pacientes com câncer e que sofrem com aftas e sangramentos decorrentes da quimioterapia. O lançamento do produto aconteceu no fim de julho, na Acefb.

 

Rafael Menegotto, vice-presidente da Acefb para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação, comenta que a premiação fortalece o sonho de ver a tecnologia e a união entre universidades e instituições privadas, trazendo desenvolvimento para a região Sudoeste. “Essa é a primeira empresa [BBA] de muitas que vão ser criadas através do Ciklo, tenho certeza que futuramente ainda teremos grandes surpresas positivas”.

 

A escolha dos vencedores ocorreu após avaliação realizada por bancas regionais. Ao todo, 33 ambientes de inovação participaram das seletivas. Na categoria “Empreendimentos em Desenvolvimento”, foram reconhecidas empresas que participam de programas oferecidos por habitats de inovação, instaladas ou não nesses ambientes. Disputaram em “Empreendimentos Consolidados”, negócios que se relacionam com os habitats e atuam no mercado de maneira mais consistente.

 

Joares Ribeiro, diretor executivo da Acefb, detalha que a premiação regional vem reforçar o trabalho do Ciklo junto ao ecossistema da região, com o Sebrae/PR entre os parceiros. “É uma validação das nossas ações. Retrata o avanço que estamos tendo, pois o Ciklo teve planejamento iniciado em setembro do ano passado e a programação começou em janeiro”, reflete.

 

Expansão internacional

Lucas Gomes de Oliveira, CEO da startup BBA e vice da Acefb para Assuntos de Educação, comemora a conquista. “Pra gente foi motivo de muito orgulho, de muita alegria. Ontem à noite [quarta], tivemos uma reunião e o pessoal da BBA ficou muito feliz. Pelo fato de estarmos com a startup há pouco tempo em funcionamento, e pela motivação da Acefb como um todo, fomos orientados a aceitar o desafio”. “Somos muito gratos pelo apoio da Acefb, e acima de tudo, acreditamos muito na qualidade do nosso produto. Estamos motivados a continuar desenvolvendo novos produtos aqui no Brasil. Inclusive neste mês estamos mandando o Q3R para os Estados Unidos, iniciando uma operação de distribuição naquele país”, revela Lucas.

 

Os vencedores receberão troféu e certificado de “Empreendimento ou Ambiente de Inovação Destaque 2021”. Além disso, os empreendedores ganharão mentorias e consultoria do Sebrae/PR.

 

Panorama

No Paraná, são mais de 100 habitats de inovação, número 300% maior na comparação com três anos atrás. Com o Programa Habitats PR de Inovação, o Sebrae/PR contribuiu para fomentar e fortalecer novos habitats no Estado, promovendo iniciativas pelo intercâmbio de conhecimento e práticas produtivas entre empresas, universidades, instituições, incubadoras e governos. Igualmente, têm contribuído para o desenvolvimento e surgimento de habitats, os trabalhos realizados pela Reinova e pelo Sistema Estadual de Parques Tecnológicos (Separtec).

 

Onde o Ciklo pode chegar?

Para Rafael Menegotto, como o hub da Acefb trabalha com inovação, startups e tecnologia, não há limites traçados. “O Ciklo pode muito bem se destacar mundialmente, pois é um ponto de conexão entre nossas empresas associadas e startups a tecnologias globais. Além, disso a medida que o Ciklo ganha força, os programas de inovação aberta vão se tornando cada vez mais efetivos”.

 

E como mudou a busca pela tecnologia. Segundo Rafael, no passado as pessoas iam até uma feira em São Paulo ou uma feira internacional. E agora, o próprio Ciklo pode se tornar uma fonte de busca de inovação, “onde a empresa associada apresenta seu problema, sua dificuldade e o mundo vem mostrar as soluções que tem para esses problemas”.

 

Parcerias

Rafael salienta que, uma das coisas que mais o anima é a união que o Ciklo vem fazendo com universidades, setor público e empresas associadas. “Logo teremos um alinhamento e as pesquisas de nossas universidades, com apoio público, estarão focadas para o desenvolvimento e resolução dos nossos problemas. Os associados da Acefb têm muito a ganhar com isso, empresas que não inovam têm grandes chances de sumirem nos próximos anos. Sozinho é muito difícil inovar, por isso precisamos de instituições como o Ciklo para nos apoiar, buscarmos a inovação aberta”.

 

Vencedores

Em Desenvolvimento

Noroeste - Idea 5 (startup WLA)

Sul - Ciklo Hub de Inovação (startup BBA Brazilian Bioactives)

Oeste - Incubadora Municipal Bernardino Zelindo Barbieri (startup Netword Agro)

Centro - Incubadora Tecnológica da UTFPR – Ponta Grossa (startup Mush)

Leste - Incubadora Tecnológica da UTFPR – Curitiba (startup Neosilos)

Norte - Incubadora Tecnológica da UTFPR – Cornélio Procópio (startup Axion)

 

Consolidados

Noroeste - Fundação Educere (startup CELF)

Sul - Sudotec (startup Leigado)

Oeste - Incubadora Tecnológica da UTFPR – Medianeira (startup SWA Sistemas)

Leste - Hotmilk (startup Diagnosi)

Norte - GO SRP (startup Trace Pack)

Ler 63 vezes
Entre para postar comentários
Top