Concurso Agrinho 2021 recebe 4,8 mil inscrições

O Programa Agrinho recebeu 4.892 inscrições para a edição 2021 do concurso.

Neste ano, assim como ocorreu em 2020, a iniciativa é realizada de modo online, seguindo as recomendações sanitárias para frear a disseminação do coronavírus. Será desta forma também nas próximas etapas, que incluem a triagem dos trabalhos, a avaliação por uma banca e o evento de premiação, marcado para 18 de novembro.

Nesse ano, o Concurso Agrinho contou com uma novidade. Em uma parceria entre o governo do Estado e o Sistema FAEP/SENAR-PR, alunos dos ensinos Fundamental II e Médio puderam concorrer com suas redações à premiação. Essa participação ocorreu por meio do chamado Sistema Redação Paraná, ferramenta de inteligência artificial lançada pela Secretaria da Educação e do Esporte (Seed) para auxiliar alunos e professores da rede estadual na correção de textos. Por essa plataforma, foram enviadas 428 inscrições.

As outras inscrições, feitas do modo tradicional, somaram 4.464. O título de campeão com mais trabalhos enviados ficou com a categoria Desenho – 1º ano do Ensino Fundamental, com 686 trabalhos. A segunda posição ficou empatada entre Desenho (Apae) Educação Especial – Apae/Classe especial e Redação 5º ano do Ensino Fundamental, ambas com 615 inscrições cada (ver lista completa ao lado).

Os trabalhos do Concurso Agrinho são fruto de uma grande mobilização que ocorre anualmente nas redes de ensino público e privado no Paraná. Alunos que frequentam as escolas de ensinos Fundamental e Médio elaboram trabalhos (desenhos e redações), assim como os professores executam suas experiências pedagógicas. O resultado é um grande mutirão em prol do conhecimento, no qual ganha toda a sociedade paranaense.

O processo se renova a cada ano. Para qualificar os professores, o Sistema FAEP/SENAR-PR oferece 17 cursos em Educação a Distância na área de educação. Além disso, seminários de formação fazem parte do cronograma de aprimoramento contínuo. Nesse sentido, em 2020, também foram distribuídos novos livros didáticos, que passam periodicamente por atualizações.

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