Em 2042, Beltrão completa 90 anos de fundação, e Condef debate ações futuras
Joares Ribeiro, diretor executivo da Acefb, apresenta a reestruturação do Condef. Darce Almeida/Acefb.

Da assessoria/Acefb – “Retomamos em alto nível e não tenho dúvidas que, daqui para frente, vamos ter muito sucesso com a efetivação dos projetos.

As pessoas entenderam a importância do Condef. Sinto que elas estão motivadas com esta reestruturação do Conselho”. A afirmação é do empresário João Manoel Rios, presidente do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Francisco Beltrão (Condef), vinculado à Associação Empresarial (Acefb).

As reuniões foram retomadas na tarde de quarta-feira, 18 de novembro, na entidade beltronense – Rua Peru, 1213, Bairro Miniguaçu, ao lado do parque de exposições. E o público surpreendeu os organizadores pela participação, demonstrando que há preocupação em comum dos poderes públicos e privados nas causas do município, bem como do Sudoeste paranaense.

 

João Manoel avalia que o encontro de líderes foi muito positivo, com participação maciça de instituições públicas e privadas. Conforme ele, a partir da próxima semana iniciam os trabalhos individuais de cada Câmara Técnica nos projetos já existentes e nos novos projetos que venham a surgir. “A pandemia da Covid-19 brecou as ações do Conselho, e agora tudo vai voltando ao normal”.

 

O Plano Estratégico Francisco Beltrão 2042, ano que o município completa 90 anos de criação, foi debatido na oportunidade. Antonio Pedron, vice-prefeito de Beltrão, participou da reunião e destacou: “a sociedade civil é muito importante nesse processo, participando e dividindo as responsabilidades com o poder público”. Pedron explanou sobre a história do Condef, quando foi instituído na sua gestão, quando era presidente da Acefb – gestão 2008/2010.

 

Trabalho voluntário

João relata sobre a dedicação dos voluntários junto ao Condef. “São pessoas que dedicam parte do seu tempo pensando no município, numa forma coletiva. Acredito que as pessoas se desprendem para realizar esses trabalhos, pensando em seus filhos e familiares. De um modo geral, é Beltrão com mais oportunidades e qualidade de vida”.

 

Aeroporto regional, ferrovia, estradas...

“O Condef está com os olhos bem abertos. Tem os projetos a curto, médio e longo prazo. Acredito que essas três bandeiras [aeroporto, ferrovia e estradas] são algo que vamos sempre discutir para sua efetivação. Porque quando pensamos em desenvolvimento, passa pela questão do melhoramento da nossa infraestrutura e logística, sem esquecermos da saúde, educação, entre outros. Sinto que os novos coordenadores das Câmaras Técnicas estão muito motivados, cheios de ideias para transformar Beltrão e região”.

 

Fase boa

Beltrão vive uma das melhores fases quando se pensa olha as notícias relacionados a novas empresas. É aí que se vê a relevância das ações ligadas à atração de novos investimentos. “Vamos seguir trabalhando sobre isso. Inclusive a gente vê que a pegada da Câmara Técnica de Atração de Investimentos é justamente isso, de buscar novas empresas e motivar os empresários que já estão estabelecidos aqui, para que invistam aqui”, observa João.

 

As reuniões do Condef serão mensais, com a participação de membros das nove Câmaras Técnicas (veja abaixo).

 

Câmaras Técnicas do Condef e seus coordenadores

1- Atração de Investimentos – Alexandre Pecoits

2- Inovação e Tecnologia – Cledson Lodi

3- Agropecuária e Agronegócio – Ederson “Edinho” Cichoski

4- Educação – Lucas Gomes de Oliveira

5- Infraestrutura e Transporte – Joceane Marcon

6- Eventos e Turismo – Dleiza Rios Barbieri

7- Segurança Pública – Major Heitor Soster (Bombeiros)

8- Saúde e Bem-Estar – Alessandro Perondi

9- Meio ambiente e Responsabilidade Social – Jean Zanella

Presidente do Condef – João Manoel Rios

 

Alguns projetos do Condef

- Linha aérea municipal;

- Aeroporto Regional do Sudoeste;

- Delegacia da Polícia Federal;

- Participação na criação da Lei de Inovação do município;

- Melhorias estruturais e novos cursos para universidades;

- Reivindicação de melhorias na PR 280.

Ler 21 vezes
Entre para postar comentários
Top