Sicredi recebe Selo Clima Paraná por ações de combate às mudanças climáticas

Premiação concedida pela Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo certifica as boas práticas para redução das emissões de gases do efeito estufa (GEE)

Como reconhecimento à estratégia de sustentabilidade e ecoeficiência desenvolvida, o Sicredi, por meio das ações realizadas pelas 25 cooperativas que atuam no Paraná, recebeu na terça-feira (7) o Selo Clima Paraná. A premiação concedida pela Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest) certifica as boas práticas de empresas que atuam no estado no combate às mudanças climáticas por meio da medição, divulgação e redução das emissões de gases do efeito estufa (GEE).

Em cerimônia realizada na Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), o Sicredi recebeu o selo na categoria “Original”, destinado a empresas que apresentam inventário simplificado das emissões de carbono.

“É uma grande honra receber esse reconhecimento que destaca a atuação das cooperativas com sede no Paraná a partir do nosso propósito de construir juntos uma sociedade mais próspera e sustentável”, celebra o diretor de Supervisão da Central Sicredi PR/SP/RJ, Reginaldo Pedrão.

Ações consolidadas

Nos estados do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro, o Sicredi desenvolve iniciativas de ecoeficiência há cinco anos por meio do Programa GHG Protocol, metodologia amplamente utilizada por empresas e governos do mundo todo para entender, quantificar e gerenciar emissões de gases de efeito estufa.

A instituição financeira cooperativa realiza o ciclo completo de ecoeficiência com o inventário, publicação e ações de compensação de carbono com diferentes iniciativas: plantio de árvores, compras de crédito de projetos certificados, recuperação de áreas degradadas e projetos para conservação de floresta nativa.

Nacionalmente, o Sicredi manteve em 2021 a estratégia de neutralizar 100% das emissões de gases de efeito estufa com o apoio a cinco projetos de créditos de carbono desenvolvidos em diferentes regiões do país. Uma estratégia que visa respeitar a diversidade regional e o potencial de cada localidade onde a instituição financeira cooperativa atua.

“Ao longo dos anos, o Sicredi tem desenvolvido projetos diretamente conectados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), como os que tratam das ações contra a mudança global do clima e a preservação da vida terrestre. Por isso, somos comprometidos com a geração de desenvolvimento sustentável nas comunidades, reconhecendo e minimizando o impacto da nossa atuação envolvendo todas as nossas cooperativas para a promoção do desenvolvimento social econômico aliado também com a conservação do meio ambiente", afirma o presidente da Central Sicredi PR/SP/RJ, Manfred Dasenbrock.

Ler 269 vezes
Entre para postar comentários
Top