Plantando a Vida completa 15 anos

O Projeto Plantando Vida completou 15 anos em 2021. Criado em 2006, seu objetivo é conscientizar sobre os problemas ambientais na área rural e a busca de soluções.

A iniciativa tem a participação direta dos alunos das sete escolas do campo. O projeto é coordenado pelo Rotary Club Francisco Beltrão III Milênio, secretarias municipais de Educação e de Meio Ambiente e a Universidade Tecnológica do Paraná (UTFPR), campus Francisco Beltrão.

Ele consiste na coleta de sementes de árvores nativas para a produção de mudas no Viveiro Municipal e ações de educação ambiental, como gincana entre as escolas para coleta de sementes e palestra sobre temas ambientais, além de ações cunho comunitário, culminando com a produção de milhões de mudas nativas.

As escolas e alunos vencedores são premiados como forma de incentivo. São equipamentos e acessórios paras as escolas, viagens e voos panorâmicos para os estudantes, dentre outros. O projeto é coordenado por uma equipe gestora, com o apoio de um grupo de voluntários, composto por acadêmicos e professores do curso de Engenharia Ambiental da UTFPR, rotarianos e profissionais da prefeitura de diversas áreas.

Neste ano, mesmo diante das dificuldades geradas pela pandemia, foram arrecadados 12 quilos de sementes pelas escolas do campo, incluindo espécies como Ipê, Timbaúba, Angico e Guajuvira. Desta vez a premiação foi em dinheiro, de quase R$ 3 mil. Os alunos que mais se destacaram na coleta das sementes também terão direito a um vôo panorâmico. Além disso, o Viveiro Municipal recebeu sementes da população. Neste caso também houve premiação.

Ler 196 vezes
Entre para postar comentários
Top