Sebrae e parceiros ampliam a rede de Salas do Empreendedor no sul e sudoeste do Paraná
Inauguração da Sala do Empreendedor de Marmeleiro (Crédito - Alex Menegazzo)

Número de municípios atendidos aumentou de 21 para 31, beneficiando os microempreendedores individuais das duas regiões

Dez Prefeituras Municipais, em parceria com o Sebrae Paraná, inauguraram Salas do Empreendedor no primeiro trimestre deste ano. Sete estão na região Sudoeste: Coronel Domingos Soares, Itapejara D´Oeste, Marmeleiro, Nova Esperança do Sudoeste, Salto do Lontra, Santa Izabel do Oeste e São Jorge D`Oeste. Outras três no sul do Estado: Cruz Machado, Paula Freitas e Paulo Frontin. As novas Salas beneficiam diretamente os microempreendedores individuais (MEI), oferecendo orientações para a formalização além de consultorias e capacitações. A Regional Sul do Sebrae Paraná passou, assim, de 21 para 31 municípios com Sala do Empreendedor, acréscimo de 47,6%.

Francisco Wildes Rezende, consultor do Sebrae Paraná, explica que o aumento no número de Salas do Empreendedor é resultado de parceria com a Associação dos Municípios do Paraná (AMP), que tem contribuído para a sensibilização dos prefeitos.

“Temos negociações com outros gestores municipais das regiões sul e sudoeste. O objetivo é ampliar atendimento aos MEI. A formalização dos empreendedores gera trabalho e renda e também recursos para os municípios”, declara Francisco.

O consultor do Sebrae Paraná detalha que as Salas do Empreendedor oferecem serviços gratuitos que vão desde a formalização até capacitações. “O mais importante, os microempreendedores têm a oportunidade de aprender, entre outros aspectos, a gerir o fluxo de caixa e traçar estratégias de marketing, para ampliar as receitas”, acrescenta.

Salto do Lontra, na região Sudoeste, inaugurou a Sala do Empreendedor em 2 de março. Fernando Cadore, prefeito do município, destaca que, mesmo com pouco tempo de instalação, os empreendedores já estão reconhecendo o esforço feito pela administração pública.

“Muito feliz com o andamento da Sala, que foi instalada com apoio do Sebrae. As pessoas estão buscando a formalização, habilitando-se para dar sequência às suas atividades. Com certeza, será benéfico para os nossos empreendedores e vem ao encontro dos objetivos da nossa administração, de desenvolvimento das pessoas e da economia local”, acredita Cadore.

Em Marmeleiro, também no Sudoeste, a Sala do Empreendedor foi inaugurada em 24 de fevereiro. Até o início deste mês, foram contabilizados 179 atendimentos com dez formalizações, 11 declarações anuais para a Receita Federal (DASN), além de orientações sobre emissão de nota fiscal, boletos e alterações de dados, entre outros.

Paulo Pilatti, prefeito de Marmeleiro, ressalta a importância de apoiar os MEI e os empreendedores que querem formalizar suas atividades.

“A expectativa é contribuir com aqueles que querem empreender. Na Sala, temos pessoas capacitadas para ajudá-los com orientações treinamentos e os primeiros resultados estão aparecendo”, detalha o prefeito Pilatti.

Até 15 de março, o Paraná contava com 277 Salas do Empreendedor. A estimativa é de que o número chegue a 350 no final deste ano.

Inaugurações
24/02 - Salas do Empreendedor em Marmeleiro e Nova Esperança do Sudoeste.
25/02 - Salas do Empreendedor em Itapejara D’Oeste e São Jorge D’Oeste.
02/03 - Sala do Empreendedor em Salto do Lontra e Santa Izabel do Oeste.
03/03 - Sala do Empreendedor em Paula Freitas e Paulo Frontin.
04/03 - Sala do Empreendedor em Coronel Domingos Soares e Cruz Machado.

Ler 58 vezes
Entre para postar comentários
Top