Unioeste está entre as universidades mais comprometidas com o desenvolvimento sustentável

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) mais uma vez apareceu no Ranking entre as universidades mais comprometidas com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) em termos de pesquisa, divulgação e governança.

O University Impact Ranking foi divulgado no dia 27 de abril de 2022, pela revista inglesa Times Higher Education (THE).

Entre as ações mundiais previstas pelas ODSs até o ano de 2030 estão agendas para a erradicação da fome e da pobreza, sustentabilidade da agricultura, água potável, consumo e produção responsáveis, crescimento econômico e saúde e bem estar, entre outras. O ranking THE avalia a contribuição das universidades para alcançar os objetivos, através do desenvolvimento de estudos, de pesquisa e de extensão universitária nos quatro eixos básicos das ODS: social, ambiental, econômico e institucional.

No total foram avaliadas 1.406 instituições de 94 países, um acréscimo de 291 universidades em relação ao ano anterior. Apenas 48 universidades brasileiras estão entre as melhores do mundo, 6 delas são paranaenses: Unioeste, UFPR, UEL, UEM, PUC/PR e UEPG. A Unioeste ficou avaliada entre 801-1000, destacando-se principalmente nas ODS 2: Fome zero, em que passou para a posição 101-200; ODS 6: Água potável e saneamento, 301-400; ODS 14: vida na água, com a posição 201-300; e ODS 15: vida terrestre, na posição 301-400. Porém, inúmeros são os desafios enfrentados para a excelência da Unioeste no cumprimento da agenda 2030.

O Reitor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) Alexandre Webber comenta que “A Unioeste busca cada vez mais engajar toda a comunidade acadêmica e a sociedade dos municípios em que faz parte, para que no futuro possam disfrutar de avanços e melhorias nos âmbitos socioeconômico, ambiental e de qualidade de vida. Apesar de ser uma universidade jovem, vem colhendo frutos, é o caso das pesquisas de excelência, que colaboram na construção de uma sociedade melhor. É notável o impacto causado pelo ensino público, gratuito e de qualidade no oeste e sudoeste paranaense, e a Unioeste se compromete com a causa da Agenda 2030 dentro e fora da Universidade.”

Ler 40 vezes
Entre para postar comentários
Top