XXVI Jornada de Enfermagem da Unioeste reflete sobre a pandemia

Termina nesta quinta-feira (12) no campus de Cascavel a XXVI Jornada de Enfermagem da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).

 

Organizada pelo Centro Acadêmico em colaboração com o colegiado do curso de Enfermagem, tem como objetivo a integração dos acadêmicos, além da divulgação da produção científica e da reflexão acerca da profissão.

Esta edição tem como tema “A Enfermagem no contexto da pandemia pela Covid-19: que lições aprendemos?”, escolhido pela Associação Brasileira de Enfermagem – Aben, e traz reflexões sobre o enfrentamento à pandemia. “A pandemia de covid-19 foi a maior emergência sanitária dos últimos cem anos e a enfermagem se mostrou ativa o tempo inteiro, ela se colocou na linha de frente. É um momento de perceber o que nós aprendemos com essa situação, com o que nós vivenciamos e qual as nossas perspectivas”, destaca a professora Alessandra Crystian Engles dos Reis.

O curso de Enfermagem retornou com os estágios ainda em agosto de 2020 para contribuir com o trabalho junto aos serviços de saúde, para promover uma condição melhor e prevenir complicações, como explica a docente. “Então esse momento é para os acadêmicos poderem compartilhar de experiências tanto da atenção básica, que são as unidades de saúde, como também as experiências da atenção hospitalar”.

A semana de Enfermagem acontece em todo o Brasil entre os dias 12 e 20 de maio com uma temática de repercussão nacional. No dia 20 de maio, data de morte da brasileira Ana Néri, celebra-se o Dia do Técnico de Enfermagem e no dia 12 de maio, data de nascimento de Florence Nightingale, comemora-se o Dia do Enfermeiro, como destacou a professora Alessandra Crystian Engles dos Reis. “Relembramos a trajetória de uma mulher, de uma estudiosa que no século XIX, por meio de seu fazer profissional, demonstrou zelo e a busca da dignidade humana, resgatando e preservando a saúde daqueles soldados, proporcionando a luz e a esperança de dias melhores por meio do cuidado sistematizado e formalizado”.

O evento teve início ontem e contou com a presença do professor Aníbal Mantovani Diniz, diretor do campus de Cascavel, a professora Nelsi Salete Tonini, coordenadora do curso de Enfermagem, Terezinha Aparecida Campos, representando o coordenador da Escola de Saúde Pública do município de Cascavel, o Vice presidente do Conselho Municipal de Saúde, Enfermeiro Elton José Munchen, Prof. Gicelle Galvan Machinesk representando a Aben-PR., a Enfermeira Naudieli D'Amico, representando a diretora de Enfermagem do HUOP, a Enfermeira Marivânia Menegarde, Coordenadora do Curso Técnico de Enfermagem, representando a Escola de Enfermagem Pedro Boaretto Neto, Ronaldo de Oliveira Penteado Oliveira, presidente do Centro Acadêmico de Enfermagem e Alessandra Crystian Engles dos Reis, coordenadora da Jornada.

Ler 30 vezes
Entre para postar comentários
Top