Flávio Penso tenta 3º mandato em Ampére
 “Ampére pode esperar dias melhores com toda a certeza. Ampére deverá voltar a sorrir” Prefeito por dois mandatos, o advogado, Flávio José Penso (PP) retorna às eleições para disputar o cargo de prefeito de Ampére pela coligação “Ampére Trabalho e Progresso”, Penso tem como candidato a vice, o agricultor Leonir José “Nego” Corá (PPS) que unem os partidos PP, PTB, PR, PPS, DEM, PSB e PSDB. Na união, 17 candidatos concorrem às 9 vagas na Câmara de Vereadores.
Flavio Penso resgata as suas administrações e expõe os projetos de governo para o seu novo mandato, frente a prefeitura de Ampére.
JNT - Como aconteceram as negociações para reunir os sete partidos, chegar no consenso e lançar o seu nome como candidato a prefeito de Ampére pela terceira vez?
Flavio Penso –
As definições que culminaram na nossa candidatura transcorreram por indicação de várias pessoas amigas e também por pesquisas feitas na cidade. E o nosso nome despontou como uma das maiores indicações. Eu estava afastado da política há um grande tempo e até pensávamos em ficar fora do processo. Mas ante as insistências das pessoas, entendemos que poderíamos nos colocar mais uma vez a disposição dos nossos amigos e da população de Ampére se nos quiserem dar essa confiança do voto para que possamos fazer uma administração diferente.
JNT – Como o Sr. pretende administrar o município de Ampére a partir de 2009?
Flavio Penso –
Eu falo em administração diferente porque queremos com o mesmo dinheiro, com os mesmos recursos que vêm para Ampére fazer mais e fazer melhor. Nós achamos que temos condições de fazer isso. Vamos fazer uma administração participativa como estamos buscando já, junto com a população de todos os setores, tanto dos trabalhadores de um modo geral, como agricultores e empresários, sugestões, opiniões, as indicações destas classes sociais que são a base da nossa sociedade. Porque de nada adianta, nós colocarmos um programa a “goela abaixo” da população, dizendo que vai ser assim e que nós vamos administrar. Porque o papel aceita tudo. Nem sempre o que eu escrevo no meu livro de propostas é o que o povo deseja. Por isso que eu falo que a nossa campanha é diferente. Inclusive as nossas propostas não estão fechadas ainda, nós estamos visitando as comunidades, as casas na cidade e no interior e buscando uma orientação da população, procurando saber o que eles desejam.
JNT – Somando os sete partidos, como o Sr. pretende firmar parcerias com deputados estaduais e federais a fim de angariar recursos para o município?
Flavio Penso –
Nós temos uma história política de vários anos e conseguimos angariar muitos amigos dentro da política e amigos que pertencem há varias agremiações. Com isso, nós temos a certeza de dizer à população que os recursos para as obras que serão feitas em Ampére, nós teremos como chegar à fonte, seja no governo estadual como no governo federal. Há poucos dias passou por aqui o deputado Litro que faz parte da base do governo Requião que nos deixou as portas abertas para “projetos importantes’, ele disse, palavras do Litro. Então nós ficamos tranqüilos porque nós ganhando as eleições, teremos sim condições de ter representatividade junto ao governo, seja ele estadual ou federal. Então não tenho dúvida disso até porque o governo do Estado não é governador de um partido, ele é governador de todos os paranaense e não vai deixar um município como Ampére ou qualquer outro as “brancas nuvens” porque não tem um prefeito que não é da agremiação dele. No governo federal, nós temos o deputado Meurer que sempre acompanhou o município de Ampére. Ele não trouxe mais recursos para a nossa cidade porque não foram lhe dirigidos projetos, mas ele, na ânsia de ajudar, trouxe muitas coisas para Ampére. É nós temos projetos importante para o governo federal, temos escolas, temos a clínica da mulher, queremos adquirir equipamentos que venham completar o atendimento básico a todas as mulheres, a todas as gestantes e crianças do nosso município e essas verbas nós vamos buscar com um dos senadores do Paraná, ou o Alvaro ou o Osmar Dias e vamos fornecer dinheiro para essa clínica da mulher. Faremos ainda parcerias com deputados para conseguir mais recursos. Isso porque Ampére vai crescer ainda mais. Queremos gerar aqui cerca de mil empregos e com isso podemos ter, com os familiares desses mil novos empregados, mais 6 ou 7 mil pessoas. Com isso Ampére terá num espaço de tempo não muito longo, talvez em 5 anos ou em 7 anos, 25 mil habitantes. Com isso vamos continuar na nossa busca de trazer um Fórum Judiciário para Ampére porque nós seremos um município importante em nossa região. Então nós temos em mente trabalhos que fazem do nosso município, um município de muitos sonhos, de muitas conquistas, de um direcionamento para o progresso, para o crescimento. Tenham certeza disso, eu tenho certeza disso. E com esse que é vibrante, que é importante e que investe nessa região e nessa cidade, nós temos a certeza que Ampére dará certo.
JNT – Quais as prioridades do seu governo para os próximos quatro anos?
Flavio Penso –
Bem, a nossa saúde está com dificuldades. Nós hoje nos servimos de municípios vizinhos. Eu até fico chateada quando falo de saúde porque se você fizer um levantamento dos atendimentos do Hospital no município de Santa Izabel do Oeste, cerca de 40% dos partos são de mulheres de Ampére. Então Santa Izabel está nos sustentando na saúde. Ainda nessa área, temos a idéia de contratar 8 ou 10 médicos para que trabalhem em horários e não em fichas de consulta, com atendimento de plantão, pequenas emergências para diminuir as filas do dia seguinte no posto de saúde. Além disso, nós temos também outras prioridades como o emprego e renda, mas uma das nossas principais prioridades é a inclusão social, como um todo. Pensamos na inclusão social desde o melhoramento urbano, calçamento em todas as ruas da nossa cidade. A nossa cidade está muito mal cuidada, muito mal tratada e nós queremos que ela fique mais bonita, tenha mais importância e mais valor. Com isso faremos a inclusão onde todos terão os mesmos direitos. Hoje, as pessoas que se locomovem à pé tem que andar no meio da rua, porque não existe o passeio, apenas algumas ruas tem o passeio. E isso é uma obrigação da cidade oferecer aos seus habitantes, ruas calçadas, além da pavimentação, para que as pessoas possam andar com segurança e com tranqüilidade. Aliás, Ampére é campeã em acidentes de trânsito porque nós não temos os passeios, as calçadas. Vamos também mexer pesado no lazer, reformas de ruas, vamos ouvir a população. Esta aí a administração diferente. Vamos ouvir o povo e fazer, executar, colocar em prática aquilo que as pessoas querem. Para o interior, temos que melhorar as estradas rurais. Muitos agricultores tiveram que jogar fora os seus produtos, principalmente o leite, porque o caminhão não chegava até a casa do produtor. E nós daremos uma atenção especial a isso. Vamos atender todas as propriedades rurais, melhorando as estradas de acesso e dentro das propriedades, cascalhando, construindo calçamento para que o morador tenha um acesso mais seguro e mais tranqüilo. Um programa que iremos implantar aqui, que Ampére não tem, não sei por que, é o programa de calcário. Pinhal de São Bento, por exemplo, tem calcário de graça para os agricultores. Ampére não tem nem o programa, que dirá o calcário. Faremos isso porque o agricultor também merece receber o calcário. Nós estamos assumindo um compromisso para resgatar esse programa que já existia e parou não sei porque. Então vamos dar mais importância, mais carinho e mais respeito ao nosso homem do campo. Com isso vamos fazer uma administração diferente.
JNT – Pensando num projeto regional, em que sentido Ampére pode contribuir para unir forças com os demais municípios do Sudoeste, a fim de fomentar o progresso de toda a nossa região?
Flavio Penso –
Fiquei afastado da política por oito anos e não estou vendo uma perspectiva maior para a nossa região, talvez seja a minha desinformação. Mas nós temos idéias de trabalhar em conjunto com toda uma região. Por exemplo, o nosso sudoeste inteiro hoje tem mais de um milhão de cabeças de gado e nós não temos aqui um frigorífico que abata esses animais. Se você observar, os melhores animais são vendidos para fora. Então essa é uma idéia que poderia ser colocada em prática em conjunto com os demais municípios. Se nós usássemos melhor as nossas potencialidades ganharíamos muito mais, porque temos que sair daqui com produtos de valor agregado e não simplesmente a matéria prima. Essa seria uma idéia de projeto regional buscando parcerias com toda a região para construir aqui um bem comum do sudoeste. E há muitas situações que podemos estudar para sermos parceiros. Ampére será parceira sim com o nosso nome da prefeitura.
JNT – O que a população de Ampére pode esperar da sua administração, a partir de 2009?
Flavio Penso –
Ampére pode esperar dias melhores com toda a certeza. Ampére deverá voltar a sorrir. O nosso povo já foi muito orgulhoso de ser morador de Ampére, de possui um imóvel aqui e hoje a fama de Ampére e hoje a fama é um pouco pela parte negativa e não positiva. E conosco na administração e com todos participando de reuniões que faremos periodicamente, não vamos decidir nada dentro de gabinetes. Ampére será um município bem diferente, bem progressista. Se nós colocarmos 6 ou 7 mil pessoas a mais em Ampére, nesse processo de industrialização, em pouco tempo podermos chegar, como eu falei anteriormente, a quase 25 mil habitantes. Com isso Ampére irá se preparar para ser amanhã um pólo regional. Nós já somos um pólo regional na indústria, onde nós que demos início em 1989 preparando Ampére para o progresso. Hoje, com essa preparação que fizemos lá atrás, Ampére cresceu e se desenvolveu e traz muitos recursos que são colhidos pela atual administração, que infelizmente os aplica mal. Mas nós, daqui pra frente, faremos uma Ampére diferente, com um povo vibrante, participativo em todas as áreas. Esse é um compromisso que eu, o nosso vice Nego Corá, os nossos vereadores fizemos com a população em geral. Faremos prestação de contas periódicas, demonstração de onde é gasto o dinheiro do povo, as verbas como serão distribuídas. Com isso Ampére irá em busca do progresso, irá buscar o seu lugar que não deveria ter perdido do destaque na nossa região.
Ler 717 vezes
Entre para postar comentários
Top