LUTA PELA VIDA GAMAR movimenta  Realeza na luta contra o câncer
De 24 à 29 de novembro, o Gamar - Grupo de Apoio Mãos Amigas de Realeza – realizou a Semana de Prevenção ao Câncer.
Através de diversas atividades, o Grupo mobilizou toda a cidade de Realeza através de ações de conscientização e informativas.

Para abrir a Semana, na segunda-feira, 24, aconteceu uma caminhada de conscientização. Na terça, a palestra com a psicóloga Telma Pereira do Ceonc de Cascavel foi cancelada devido a problemas de saúde da palestrante.
No terceiro dia de mobilização, foi realizada uma Missa em Ação de Graças na Igreja Matriz, que comoveu os fiéis com lindas mensagens de fé. Na quinta-feira, o Gamar fez a distribuição de panfletos com orientações sobre câncer para a comunidade em diversos pontos da cidade.
Na sexta-feira, teve pedágio informativo, orientando a população sobre diversos tipos de câncer com uma tenda firmada no calçadão central da cidade.
E para encerrar, no sábado aconteceu a venda de sorvetes na Praça da Igreja Matriz. Todo o lucro será revertido para projetos do Gamar.
Além disso, desde o ano passado, o Grupo convoca todo o comércio local, para durante toda a Semana de prevenção decorar as vitrines e os estabelecimentos com a cor “rosa”, que representa o combate a doença e a conscientização social. Neste ano, a mobilização foi ainda maior e a cidade ficou totalmente cor-de-rosa.
Greusa Dal Molin, idealizadora do projeto diz que a avaliação das atividades deste ano são muito positivas. “Tivemos uma participação e uma aceitação muito grande por parte da comunidade e do comércio. Neste ano tivemos a adesão por parte do Colégio Real que cedeu os seus alunos para a entrega de panfletos e ainda a Loja Sartori que fez uma promoção num dia da semana em que 10% de todo o lucro será repassado ao Gamar”, disse.
“Não tivemos problemas em arrumar patrocínio e tudo isso mostra que as pessoas estão solidárias ao Projeto”, acrescentou a idealizadora.
O câncer é uma doença que pode se desenvolver em ricos, pobres, brancos, negros, sem distinção de ração, cor ou religião. Por isso, a mobilização é geral. “As pessoas estão sensibilizadas com a doença e preocupadas também. É bom ficar sempre alerta quanto aos tipos de câncer mais comuns em nossos dias”, falou a coordenadora do Projeto.
Em outubro deste ano, o Gamar completou 2 anos. Durante este período diversas ações foram realizadas em prol das pessoas com câncer e seus familiares. “Sabemos que não estamos fazendo tudo, tem muita coisa a ser feita e estamos dispostos a fazer muito mais. Aos poucos e com a ajuda de todos, conseguiremos fazer o que foi proposto desde o início do Projeto”.
Governadora faz visita oficial ao Rotary de Realeza
A governadora do Rotary, Distrito 4640, Stael Sidroiewski Uba, esteve na sexta-feira visitando o Clube realezense.
Ao chegar no município, Stael foi recepcionada pelos rotarianos e após foi conhecer a ação do Gamar que estava acontecendo no calçadão central.
A governadora frisou que o Projeto é grandioso e a ASR e Rotary estão de parabéns. “Apesar de não conhecer o Gamar em detalhes, é visível que é um projeto louvável. As ações de voluntariado são de extrema importância e refletem exatamente o espírito e a política do Rotary”, frisou a coordenadora.
Além do Gamar, Stael esteve de passagem no Colégio Estadual João Paulo II que contempla outro programa do Rotary, “Educação e Cidadania”. Lá, a governadora teve a oportunidade de conhecer o coral das crianças carentes que são assistidas pela entidade com doação de uniforme e material escolar, com apoio da sociedade realezense.
Stael ficou emocionada com a apresentação das crianças e disse que a ação soma ao lema deste ano que é “Realizemos os sonhos”. “Temos o compromisso de realizar os nossos sonhos, e realizado-os estaremos aptos a realizar o sonhos dos mais necessitados, principalmente das nossas crianças”, finalizou.
A noite a governadora participou da reunião semanal do Rotary, onde foram executadas as atividades oficiais da entidade.
Ler 738 vezes
Entre para postar comentários
Top