Cresol repassará mais de 3 mil casas no Habitasol em 2009

Programa é tem como objetivo elevar a dignidade e a auto-estima do Agricultor Familiar, através da construção de moradias no campo

No campo a necessidade de habitações dignas é tão grande quanto na cidade. Sabendo disso e buscando sempre o melhor para a Agricultura Familiar, o Programa de Habitação Solidária (Habitasol) das Cooperativas Cresol deve construir neste ano mais de 3 mil casas.

O Programa, que atende os associados da Cresol, tem como objetivo elevar a dignidade e a auto-estima do Agricultor Familiar, através da construção de moradias no campo.

"O Habitasol é uma forma das Cooperativas Cresol contribuírem com o desenvolvimento e a inclusão social dos seus associados. O financiamento de casas nas áreas rurais sempre foi precário no Brasil, a Cresol foi uma das primeiras instituições a realizar esses projetos no ano de 2004. Queremos com nosso Programa dar uma vida melhor em habitações dignas aos Agricultores Familiares, contribuindo com sua permanência no campo, com o aumento da produção de alimentos e com a diminuição do êxodo rural", comenta Vanderley Ziger, presidente da Central Cresol Baser.

Em 2009 a Cresol está trabalhando com três linhas de financiamento: através do FGTS, em parceria com a CEF; pelo Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social (FHNIS), com recursos do Orçamento Geral da União; e através do Programa de Subsídio à Habitação de Interesse Social (PSH), do Ministério das Cidades. Todos esses programas dão vantagens para o financiamento de casas de baixo custo e interesse social como: baixa taxa de juros, carência e também recursos a fundo perdido.

Através do PSH, no final de 2008 as Cooperativas Cresol conquistaram em leilão o direito de construir 748 unidades habitacionais, sendo 157 na área urbana, 138 em regiões metropolitanas e 453 na área rural. O projeto está em fase de contratação pelas singulares e solicitação do repasse dos recursos junto ao Ministério das Cidades. Até o mês de novembro deste ano todas as unidades habitacionais devem estar construídas.

Outra linha do Habitasol é através do FHNIS, que financia moradias de baixo custo e interesse social. As Cooperativas Cresol enviaram projetos para construção de aproximadamente 2 mil casas em 100 municípios nos estados do Paraná e Santa Catarina. O edital final com o resultado e o número de habitações deve sair no início de abril. No total, o valor solicitado pela Cresol é de R$ 51 milhões.

Em parceria com a CEF, através do fundo do FGTS estão sendo executados 250 projetos, entre reforma e construção, em 20 Cooperativas Singulares filiadas a Central Cresol Baser. Outros projetos estão sendo analisados e existe a possibilidade de novas contratações no decorrer do ano.

"O interesse social da Cresol tem servido como apoio na busca por recursos para satisfazer a demanda por habitações dos associados das cooperativas singulares. Esses recursos viabilizados são reflexo de trabalhos contínuos dos diretores e coordenadores da Central Cresol Baser junto aos órgãos oficiais", comenta Reinaldo Antônio de Oliveira, da Carteira Estratégica da Baser.

Ler 613 vezes
Entre para postar comentários
Top