O evento on-line será direcionado a professores e alunos da educação básica e do ensino superior.
Organizado pelo Grupo de Pesquisa “(Trans) Formação Inicial, Permanente e Contínua de Professores” (TRIPEC), o evento traz uma temática que busca fazer uma alusão ao centenário de Paulo Freire, educador pernambucano e autor de várias obras de repercussão nacional e internacional. “Em razão das atuais mudanças instituídas no contexto educacional, especialmente provocadas pela pandemia, como o ensino remoto, passamos a questionar as formas possíveis de atuação em nossos espaços de inserção. Diante disso, remetendo a conceitos freireanos e aos objetivos desse evento, trazemos como tema desta edição o questionamento: ‘Democratização da Educação: como resistir e esperançar em novos espaços e tempos?’, explicou a professora Mariane Inês Ohlweiler, que integra a comissão organizadora.
Além de debater aspectos importantes sobre a obra do educador Paulo Freire, o evento traz ainda palestras e minicursos destacando a importância da formação de professores, especialmente a promoção da gestão democrática nas escolas, aspectos étnico-raciais, memória e alteridade.
Interessados em participar das atividades podem confirmar a inscrição pelo site: bit.ly/cimfor4inscricao. A inscrição para ouvintes é gratuita, podendo ser realizada até mesmo nos dias do evento.
Para a submissão de trabalhos acadêmicos, o interessado deve realizar a inscrição até o dia 20 de outubro. São duas modalidades de comunicação oral: relato de experiência e relato de pesquisa. O custo da submissão é de R$ 15. As formas de pagamento e orientações quanto ao formato de envio dos trabalhos estão disponíveis no site: bit.ly/cimfor4inscricao. Os inscritos somente terão os resumos publicados nos anais mediante apresentação do respectivo trabalho durante o evento.