Quinta, 04 Novembro 2021 17:18

Alternativa para recuperação de créditos foi apresentada em reunião da Cacispar

Escrito por

A reunião ordinária mensal da Cacispar (Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Sudoeste do Paraná) foi realizada na segunda-feira (25), em Francisco Beltrão.

Entre as pautas, a apresentação do programa Faciap Recupera, da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná.

O programa foi desenvolvido pelo Instituto de Mediação e Arbitragem (ImaFaciap) em parceria com a empresa paranaense AB Soluções em Cobrança, e tem como objetivo contribuir com as empresas em processos de inadimplência e renegociação de dívidas. No Sudoeste, as associações empresariais de Pato Branco, Dois Vizinhos e Itapejara D’Oeste já aderiram ao Faciap Recupera.

“É um programa muito interessante, pois inclui a cobrança de dívidas consideradas prescritas. Há casos de recebimento de inadimplência que vinha do ano 2000. O índice de recebimento está em 70% e o Faciap Recupera pode ser uma alternativa para que as empresas da região receberem o dinheiro”, analisa Paulo Sergio Bueno, presidente da Cacispar.

As diretorias das associações empresariais vão avaliar a possibilidade. A adesão ao programa ocorre entre as ACEs e a Faciap.

Turismo

Outra pauta da reunião esteve relacionada ao turismo, com apresentação da Instância de Governança Regional. A IGR está sob a coordenação da Agência de Desenvolvimento Regional do Sudoeste do Paraná e Célio Bonetti, diretor da instituição, relatou sobre o trabalho em desenvolvimento no segmento turístico.

A região turística Vales do Iguaçu, no Sudoeste, é uma das 15 RTs do Paraná. “A apresentação da IGR foi o primeiro passo para criar um canal de comunicação com as ACEs. A intenção é que as entidades envolvam-se com a pauta do turismo para o desenvolvimento local. Como exemplo, que incentivem a formação e participem de conselhos municipais e secretarias de turismo na região”, pontua Paulo Bueno.

Grupo temático

Os diretores e presidentes das associações empresariais também foram convidados a participar do grupo temático de MPEs (micro e pequenas empresas), do Plano de Desenvolvimento Regional Integrado (PDRI). A Cacispar integra a governança do PDRI e os empresarias da região, associados ou não às ACEs, podem participar do grupo e contribuir com propostas para o desenvolvimento regional. Os interessados podem entrar em contato com a Eliziane Trombeta, executiva da Cacispar.

Prestação de contas

Na reunião, ainda aconteceu a apresentação parcial das contas da Coordenadoria. Os relatórios do período de janeiro a setembro deste ano foram disponibilizados para a apreciação dos presentes. Esta foi a penúltima reunião mensal da Cacispar. A última está agendada para 29 de novembro.

Ler 155 vezes
Entre para postar comentários
Top