A exposição começou às 9h30, nas dependências do Colégio Estadual Escola Rocha Pombo de Capanema/PR. Na oportunidade, houve a participação dos alunos de todas as turmas que vieram fazer suas compras nos estandes de quitutes oferecidos.
É preciso trabalhar desde cedo, com os alunos, a educação financeira, e possibilitar que eles aprendam, de forma lúdica, e desenvolvam habilidades e comportamentos empreendedores no ambiente escolar, necessários para sua atuação em futuras profissões ou mesmo na administração pessoal. É com este objetivo que se desenvolve o projeto Jovens Empreendedores, iniciado no segundo trimestre, quando os alunos voltaram à escola de maneira presencial.
As turmas envolvidas foram do Ensino fundamental II, do 6º ano ao 9º ano e cada turma ficou responsável pela fabricação e comercialização de produtos (6o anos A e B - chás e aromas; 7o A - grostolis da vovó; 7o B - sanduíche natural; 8o A - bolos; 8o B – sucos de diversos sabores, 9o A - doces variados 9o B - biscoitos de polvilho), seguindo organização prévia:
# Organização geral da Feira;
# As turmas foram divididas em pequenas empresas;
# Cada uma escolheu o seu produto;
# Foram divididos os grupos para fabricarem os produtos (na casa de um aluno);
# Confecção dos banners de cada stand em sala de aula.
# Foi dado aos alunos uma ajuda financeira para a compra de embalagens e ingredientes.
# Organização do trabalho em equipe.
# Noções de lucro e de despesas.
Mais uma vez, os alunos do Colégio Estadual Rocha Pombo, demonstraram sua capacidade de administração de negócios, com avaliação de custos e de lucros, utilizando-se dos conceitos repassados na disciplina de Empreendedorismo. Parabéns a todos os envolvidos!