Foram mais de 300 inscritos de diversos município que participaram durante quatro dias palestras realizadas via Google Meet. O evento encerrou na sexta-feira (08), na Afumusi, com a presença de professores da Rede Municipal, Rede Estadual, alunos da formação de docentes, familiares e pessoas com autismo.
As palestras foram ministradas por profissionais que atuam em diversos setores: professores, neuropsicopedagogos, advogados, psicólogos, fonoaudiólogos e médicos.
O evento que foi totalmente gratuito, foi uma iniciativa das conselheiras municipais representantes da Organização Neurodiversa Pelos Direitos dos Autistas – ONDA, Angélica da Silva e Ivonete M. de Farias P. de Melo. A Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS de Realeza, também foi parceira no evento.
Presente no evento, a documentadora escolar e vereadora Erica Nascimento, instituiu em dezembro do ano passado, enquanto presidente da Câmara Municipal no período, a Lei municipal n̊ 2.466/2021, que instituiu o dia 05 de abril como Dia Municipal do Autismo. “Um evento valioso, um assunto que precisa ter visibilidade, parabéns pela organização e iniciativa.”, comenta Erica.
“O interesse é o primeiro passo, conhecendo o autismo é que poderemos ajudar as famílias e as pessoas que precisam. Agradecemos todos pela participação.”, comentam as conselheiras da Onda; Angélica e Ivonete.
A Prefeitura de Santa Izabel do Oeste parabeniza as organizadoras pela realização desse evento que trata de um assunto tão importante para educação do município.