Dia Mundial da Voz

A voz é uma das mais importantes ferramentas de comunicação do ser humano e, mesmo assim, algumas doenças podem comprometer o seu uso.

Laringites, disfonias, lesões das cordas vocais, refluxo gastroesofágico, doenças respiratórias e tireoidianas ou até mesmo câncer de laringe estão entre elas.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de laringe é um dos mais comuns entre os que atingem a região da cabeça e pescoço, representando cerca de 25% dos tumores malignos que atingem essa área e 2% de todas as doenças malignas. Ao todo, estima-se que sejam diagnosticados mais de 7 mil novos casos por ano no Brasil.

Sintomas como falha da voz, dor ou cansaço para falar e engolir e rouquidão podem indicar um problema na laringe. Portanto, a recomendação dos especialistas é procurar um otorrinolaringologista, que poderá identificar e diagnosticar possíveis problemas por meio de exames vídeo-endoscópicos.

Fazer check-up, beber muita água, não fumar, evitar ambientes poluídos e reduzir o consumo de bebidas alcoólicas, gorduras e alimentos muito condimentados estão entre os principais cuidados preventivos para doenças que afetam as cordas vocais.

Ler 217 vezes
Entre para postar comentários
Top