Conheça o poder das cores de uma salada

Para cada grupo de cor, uma propriedade essencial ao corpo humano. A Salad Creations, a maior rede de saladas do mundo, conta com diversas sugestões para quem quer manter a forma sem abrir mão do sabor. Deliciosas e nutritivas, as saladas comercializadas na rede são preparadas na hora por "salads chefs" com ingredientes selecionados e fresquinhos.

 

Reconhecidas pela apresentação exuberante, as saladas também chamam a atenção pelo colorido dos alimentos utilizados. "A apresentação dos pratos é um convite ao consumo, além de um deleite para o organismo", explica Débora Sorgi, nutricionista da rede Salad Creations, que acrescenta: "Cada grupo de cores dos alimentos possui elementos importantes para o bom funcionamento do organismo e a ingestão semanal de cada uma colabora para uma vida mais saudável", diz. A ingestão de alimentos ricos em elementos com princípios ativos é capaz de trazer benefícios ao organismo e também prevenir doenças.

Para auxiliar na hora de escolher os ingredientes para montar uma salada colorida e saudável, a Salad Creations preparou um descritivo das cores. "Assim, o consumidor sabe exatamente aquilo que está ingerindo e a importância de cada propriedade para seu corpo", explica a nutricionista.

Saúde em Cores

- Vermelho: A cor avermelhada está presente nos alimentos devido ao licopeno, um pigmento que atua como antioxidante celular. Entre as opções de alimentos nessa colocação estão o tomate, a beterraba e o pimentão vermelho.

- Amarelo e laranja: A cor amarelada é decorrente da presença do betacaroteno. Também conhecido como pró-vitamina A, a substância atua como antioxidante contra radicais livres e na manutenção dos tecidos e dos cabelos, além de beneficiar a visão noturna e melhora a imunidade. Neste grupo de cores os destaques são: abacaxi, manga, laranja, milho, cenoura e damasco.

- Verde: A cor dos alimentos verdes é resultante da clorofila, conhecida como um potente energético celular e desintoxicante corporal. Os principais representantes dos alimentos nesta cor são: todas as folhas verdes, o pepino e a salsa.

- Roxo: Alimentos nas tonalidades roxa, preta ou azulada contêm antocianina, possuem um tipo de pigmento ligado à presença da vitamina B1. Conhecida como a vitamina da disposição, é essencial para a transformação dos carboidratos e outros nutrientes ingeridos em energia. Entre seus benefícios está o aumento da disposição mental e a manutenção do funcionamento normal do sistema nervoso, dos músculos e do coração. Neste grupo estão a alcachofra, a cebola roxa e a azeitona preta.

- Branco: A cor branca é resultante da flavina, indicativa de alimentos ricos em minerais, como cálcio e fósforo – auxiliam- na manutenção dos ossos e dentes, carboidratos – e vitamina B6, que favorece a respiração das células e ajuda no metabolismo das proteínas. Entre os alimentos do grupo destacam-se o alho, a cebola, o champignon, a batata e o palmito.

- Marrom: As nozes e a semente de girassol são os grandes representantes deste grupo. São excelentes fontes do mineral selênio e de vitamina E, ambos dispõem de funções antioxidante, vasodilatadora, anticoagulante, além de auxiliar no combate à fadiga.

Ler 533 vezes
Entre para postar comentários
Top