Regional - Jornal Novo Tempo

Para encerrar com chave de ouro, a jornalista Lucia Hipólito fala sobre o cenário político brasileiro

Para fechar a XVIII Convenção da Faciap, Lucia Hippolito, Cientista Política, historiadora, jornalista e comentarista Política da Rádio CBN, empolgou o público com uma Palestra sobre “Cenários e dilemas da política brasileira: 2008-2015”.

O vice-governador do Paraná, Orlando Pessuti, foi uma das autoridades presentes na Convenção da Faciap.
Pessuti destacou a grandiosidade do evento que reuniu empresários de todo o Paraná.
A Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) aprovou dia 27, emenda do líder do PDT no Senado Federal, Osmar Dias, que agiliza a titularidade da terra de produtores na área de fronteira. Aprovada juntamente com substitutivo ao projeto (PLS 475/03), que prorroga o prazo para ratificações de concessões e alienações de terras em áreas situadas nas faixas fronteiriças, a proposta do senador paranaense dá prazo de dois anos para que o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) se pronuncie sobre os pedidos de ratificação e autorização dos títulos de terras.
O Governo Federal baixou decreto que obriga todo produtor rural a fazer o SISLEG - Sistema de Manutenção, Recuperação e Proteção da Reserva Florestal Legal e Áreas de Preservação Permanente, da propriedade, a partir do dia 1º de agosto.Os produtores rurais têm até 270 dias (180 mais 90) para regularizar a Reserva Legal de sua propriedade. Caso não faça, poderá sofrer as novas sanções impostas pelo Decreto. Entre elas, há multas que variam de R$ 500,00 a R$ 100 mil. Além disso, os proprietários rurais que desmataram deverão firmar Termos de Compromisso com o órgão ambiental.
Incentivar a união de micro e pequenos empresários é um dos objetivos do Projeto Empreender, resultado de uma importante parceria entre a FACIAP e o Sebrae/PR. Unidos em núcleos setoriais vinculados às Associações Comerciais, as pequenas empresas estão podendo discutir os problemas de seus respectivos segmentos econômicos, buscando melhorias e soluções para seus negócios.
Cases de sucesso foram apresentados no V Encontro Estadual do Empreender, que ocorreu nesta quinta-feira (28), durante o segundo dia da XVIII Convenção da Faciap. O Programa é uma iniciativa do Sebrae, em parceria com a Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap) e a Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil – CACB.
Conheça os cases:
A Plataforma SICE – Sistema de Inovação e Competitividade Empresarial, foi apresentada ao empresariado paranaense no segundo dia da Convenção e V Encontro do Empreender, na XVIII Convenção da Faciap. O gerente da Unidade de Gestão Estratégica do Sebrae/PR, Luiz Marcelo Padilha, explicou que a “ferramenta auxilia na realização de negócios e tem como um de seus objetivos ajudar os empresários de micro e pequenas empresas a medir, por exemplo, o índice de competitividade de seu negócio.”
Nesse sistema, os empresários interagem on-line inserindo os dados de sua empresa por meio da internet e conseguem, além de acompanhar o desenvolvimento do seu empreendimento, comparando-o com outros grupos, manter um relacionamento constante com parceiros como o Sebrae/PR e a Faciap. “Pela internet, o empresário alimenta o sistema e faz um diagnóstico de sua empresa”, esclareceu o gerente.
O primeiro repasse da nova ferramenta do Sebrae/PR será feito de 17 a 20 de setembro em Cascavel, no oeste do Estado. Participarão da capacitação, num primeiro momento, consultores do Programa Empreender, realizado numa parceira entre o Sistema Faciap, Sebrae e demais entidades parceiras, que trabalham a organização de micro e pequenas empresas reunidas em núcleos setoriais. “São esses consultores, de todo do Paraná, que apresentarão a ferramenta aos empresários.”
Segundo Padilha, os consultores do Empreender estão divididos em três turmas. “Dois repasses serão feitos em Cascavel e um em Maringá”. O Empreender está presente 40 municípios do Estado, envolvendo 167 núcleos setoriais, dos quais participam 1932 empresas. Os núcleos reúnem lojas de materiais de construção, oficinas mecânicas, supermercados e confecção, entre outros segmentos.
Ao se unirem, empresários de um mesmo ramo de atuação desenvolvem ações coletivas, nas quais problemas comuns são discutidos para que soluções sejam encontradas em conjunto, melhorando a gestão e o desempenho dessas empresas no mercado e fortalecendo a economia dos municípios paranaenses. “A Plataforma SICE será estendida para empresas de todo Paraná. É uma ferramenta nova, importante aliada dos empresários de micro e pequenas empresas”, destacou o gerente do Sebrae/PR.
“Os empresários estão indo para o mercado, mas é preciso que tenham em mente a importância do aprimoramento da gestão. Essa nova ferramenta irá auxiliá-los nesse sentido, por isso, mais uma vez a Faciap, por meio do Programa Empreender, em parceria com o Sebrae, oferece esse instrumento de apoio na busca do sucesso nos negócios”, afirmou Márcio Vieira, coordenador executivo do Empreender na Faciap.
O V Encontro Estadual do Empreender, realizado na XVIII Convenção da Faciap, mostrou aos empresários as inúmeras possibilidades e oportunidades que as centrais de negócio podem proporcionar para diferentes ramos de mercado. O consultor do Sebrae, Edemir Dumke, apresentou a metodologia da central de negócios e explicou que qualquer setor empresarial pode criar sua central, ou participar de uma já existente.

Marcele Azevedo dos Santos, presidente ConajeA participação do jovem empresário também teve destaque na abertura do evento. O vice-presidente para Assuntos do Jovem Empresário da Faciap, Marcos Dombrowski, destacou as habilidades e a capacitação dos jovens empresários. O presidente da Confederação Nacional dos Jovens Empresários (Conaje), Marcelo Azevedo dos Santos, destacou que a Confederação se baseia em trabalhar na discussão de negócios, na representatividade, no relacionamento e promoção de habilidades dos jovens empresários.

Top