window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date()); gtag('config', 'G-YMRC3W9KFK');

Deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD) defende proteção da cadeia leiteira do Paraná

Deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD) defende proteção da cadeia leiteira do Paraná

Na ExpoFrisia 2024, em Carambeí, o parlamentar ressaltou que a Assembleia Legislativa aprovou nesta semana uma lei que retira benefícios concedidos na importação de leite.

O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD) defendeu medidas de proteção da cadeia leiteira do Paraná ao visitar a feira agropecuária ExpoFrísia 2024. A abertura do evento aconteceu na quinta-feira, 25, no Parque Histórico de Carambeí, e Romanelli ressaltou que a Assembleia Legislativa aprovou nesta semana uma lei que retira benefícios concedidos na importação de leite.

“Está havendo uma concorrência desleal com produtos argentinos e agora quem quiser importar tem que pagar o imposto à vista. A partir de 2025, o ICMS do Paraná na importação de leite terá uma alíquota cheia, de 19,5%”, informou Romanelli. “Era necessário criar mecanismos para proteger este segmento que é composto por pequenos produtores e que tem custo alto de produção”, acrescentou.

Segundo Romanelli, além de medidas em nível estadual, o governo federal também pode impor restrições à importação de leite porque grandes compradores do País estão se aproveitando de questões cambiais e trazendo leite da Argentina pela metade do preço. “Estamos pressionando o governo federal para que também adote medidas restritivas”, afirmou o deputado em entrevista para a rádio Graúna FM, de Cornélio Procópio.

Outra situação defendida por Romanelli é que a reforma tributária isente o leite de impostos. “Esta é uma cadeia produtiva extremamente importante não só para o Paraná, mas para o Brasil inteiro. O alto custo de produção está inviabilizando muitas propriedades e já perdemos milhares de produtores nos últimos tempos em razão da crise no setor”, observou.

Exemplo

Romanelli relatou que a cadeia leiteira dos Campos Gerais é um exemplo de produtividade e que as melhorias genéticas realizadas no rebanho da região deveriam ser replicadas por produtores de todo o Estado. “Uma vaca produz mais de 50 litros na bacia leiteira dos Campos Gerais. Então, é necessária uma mudança cultural para que os produtores de todo o estado trabalhem na melhoria genética do rebanho e em novas tecnologias”, considerou o deputado.

Romanelli elogiou a feira de equipamentos e serviços promovida pela Cooperativa Frísia, que é uma das maiores produtoras de leite do Brasil. “A Expofrísia é um evento tradicional entre as feiras agropecuárias do País e um grande exemplo do profissionalismo e da organização da cooperativa”, destacou. Pelo segundo ano consecutivo, o evento também abriga a mostra Digital Agro, dedicada a soluções tecnológicas para o agronegócio.

Artigos relacionados

Bovinocultura de leite avança em Manfrinópolis

Conserto simples e barato

Zucchi participou de reunião do Conselho de Agricultura