Amsop promove capacitação de secretários de Educação e diretores de escolas sobre botão do pânico

A Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná (Amsop), Proc Group e a Polícia Militar no sudoeste, através do 21º Batalhão de Francisco Beltrão, 3º Batalhão de Pato Branco e 12ª Cia. Independente de Palmas,

realizaram, nesta terça-feira, 15/04, uma capacitação para os secretários municipais de Educação e diretores de escolas municipais sobre o manuseio do botão do pânico” que foi recentemente distribuído de forma gratuita a todos os municípios da região.

O auditório da Amsop ficou praticamente lotado, e os profissionais da educação conheceram toda a sistemática de funcionamento e de comunicação quando do acionamento do botão do pânico até o alerta disparado para a polícia.

“Uma professora nossa lá em São João, que não acreditava nesta tecnologia, apertou o botão do pânico através do celular e, em menos de três minutos, tinham duas viaturas da polícia na escola. Então, é algo que realmente funciona”, pontuou o presidente da Amsop e prefeito de São João, Clóvis Cuccolotto.

O gestor da Proc Group, Aldo Arendt, explicou que esse projeto nasceu “quando começaram os ataques nas escolas. Nós entendemos que existia uma forma de fazer algo rápido e simples, dada a complexidade que é montar um edital e a urgência para proteger as nossas crianças”.

Para o presidente da Comissão de Educação da Amsop e prefeito de Salgado Filho, Volmar Duarte, que é professor de carreira, o botão do pânico “é uma iniciativa que dá segurança para a comunidade escolar. Então, esta tecnologia nos garante que, de forma imediata, teremos a ação e a presença da Polícia Militar quando acionada”.

O tenente-coronel Rogério Pitz, comandante do 21º Batalhão da Polícia Militar de Francisco Beltrão, destacou que “o diferencial deste botão do pânico é que os chamados são direcionados diretamente para a base da Polícia Militar daquele município onde foi acionado o dispotitivo. Ou, para a base mais próxima, permitindo que a chegada dos policiais ao local dos fatos seja muito breve”.

A frente de honra foi composta pelo presidente da Amsop e prefeito de São João, Clóvis Cuccoloto, presidente da Comissão de Educação da Amsop e prefeito de Salgado Filho, Volmar Duarte, CEO da Proc Group, Aldo Arendt, comandante do 21º Batalhão da Polícia Militar de Francisco Beltrão, tenente-coronel Rogério Pitz e o comandante do 3º Batalhão da Polícia Militar de Pato Branco, major Vicente Carvalho Junior.

Artigos relacionados